Sex, 07 de Julho de 2017 14:56    PDF Imprimir E-mail

Rafael Miranda inicia a pré-temporada em Portugal; conheça os jogos e as mudanças do elenco do Vitória SC

Após um mês de férias no Brasil, o médio Rafael Miranda retornou a Portugal no último sábado (01/07). Na segunda-feira (03/07), ele se reapresentou junto com os demais atletas do elenco ao início das atividades no Vitória Sport Clube para a temporada 2017/2018.

Durante toda a semana, o grupo treinou em dois períodos, sendo o foco maior a parte física. Assim como aconteceu na temporada passada, a equipe fará estágio em Ofir, concelho de Esposende, de 9 a 16 de julho. O calendário da pré-época, na qual o clube vai preparar o arranque oficial, será no dia 5 de agosto, na Supertaça, frente ao Benfica, no Estádio Municipal de Aveiro.

Além da presença num torneio quadrangular com Portimonense, Belenenses e Varzim, na Póvoa de Varzim (nos dias 16 e 17 de julho), e dos jogos com Feirense (19 de julho), FC Porto (23 de julho), e Sporting (26 de julho), os vitorianos vão ainda enfrentar o Santiago Mascotelos, equipa vimaranense que joga nos escalões da Associação de Futebol de Braga, no dia 8 de julho, e o Esposende, em Fão, durante o estágio, no dia 12 de julho.

Calendário de jogos da pré-temporada

8 de Julho: Vitória SC x Candoso (Academia VSC)
12 de Julho: Vitória SC x Esposende (Fão)
15 e 16 de Julho: Torneio Dr. Vasco Graça Oliveira, com Portimonense, Belenenses e Varzim (Póvoa de Varzim)
19 de Julho: Feirense x Vitória SC (Santa Maria da Feira)
23 de Julho: Vitória SC x FC Porto (Estádio D. Afonso Henriques)
27 de Julho: Sporting CP x Vitória SC (Rio Maior)
5 de Agosto: Benfica x Vitória SC (Aveiro) – primeiro jogo oficial, pela Supertaça de Portugal

Elenco atual

Até o momento, o Vitória de Guimarães já anunciou três reforços: os médios Francisco Ramos (FC Porto) e Rúben Oliveira (Feirense) e o avançado Oscar Estupiñán (Once Caldas/Colômbia). Além destes, oitos jogadores que estavam na equipe B foram promovidos: o goleiro Miguel Oliveira; os defesas Sacko, Marcos Valente e Vigário; os médios Kiko e Joseph e os avançados Hélder e Xande Silva.

Por outro lado, alguns jogadores importantes saíram, muito em função da boa temporada 2016/2017, que resultou no 4º lugar do Campeonato Português, o vice-campeonato da Taça de Portugal e a classificação para a fase de grupos da Liga Europa. Os avançados Marega e Hernâni retornaram de empréstimo ao FC Porto – embora o Vitória SC ainda tente renovar os empréstimos por mais uma temporada. O lateral-esquerdo Rúben Ferreira e o goleiro Georgemy saíram. O lateral direito Bruno Gaspar foi para a Fiorentina. Prince retornou de empréstimo ao Atalanta e já se transferiu para o Amiens, da França. Outros jogadores que estavam emprestados foram Celis, Bernard e Hurtado, que já retornaram ao Benfica, Atlético de Madri e Reading, respectivamente.

Da época passada, 15 atletas continuam: os goleiros Douglas e Miguel Silva; os defesas João Aurélio, Josué, Pedro Henrique, Moreno e Konan; os médios Rafael Miranda, Mbemba, Zungu e Tozé e os avançados Sturgeon, Raphinha, Rafael Martins e David Teixeira.

Plantel do Vitória de Guimarães para 2017/18 até o momento:

Goleiros: Douglas, Miguel Silva e Miguel Oliveira
Defesas: João Aurélio, Sacko, Josué, João Afonso (ex-Estoril Praia), Pedro Henrique, Moreno, Marcos Valente, Konan e Vigário
Médios: Rafael Miranda, Mbemba, Kiko, Joseph, Zungu, Francisco Ramos (ex-FC Porto B), Rúben Oliveira (ex-Feirense) e Tozé
Avançados: Sturgeon, Raphinha, Hélder Ferreira, Xande Silva, Estupiñán (ex-Once Caldas, Col), Rafael Martins e Texeira
Treinador: Pedro Martins

Saíram: Georgemy, Bruno Gaspar (Fiorentina/ITA), Prince (Amiens/FRA), Rúben Ferreira, Celis (Benfica), Hurtado (Reading/ING), Bernard (Atlético de Madrid/ESP), Alex, Ricardo Valente, Hernâni (FC Porto) e Marega (FC Porto).